Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Desafio Pasquímico para vestibulandos: você sabe mesmo o que é quantidade de matéria?

Este é o primeiro Desafio Pasquímico, onde serão abordados, semanalmente, conceitos de química que são abordados no vestibular. O desafio fica uma semana no ar e a resposta vem no mesmo dia da pergunta da semana seguinte. Aí vai a pergunta da semana:

Quando ensinamos sobre quantidade de matéria no ensino médio, em geral, aborda-se as relações de proporção entre o número de avogadro e a massa molar, sem dar muita importância no conceito por trás disso. Daí é fácil calcular, por exemplo, o número de prótons e elétrons em uma quantidade de matéria, desde que se forneça o número de massa (somatória de prótons e neutrons) e o número atômico (número de prótons) deste elemento. Para saber se você conhece conceitualmente o assunto, e não somente a proporção entre o número de avogadro e a massa molar, responda os três itens abaixo:

a) Qual o valor aproximado da somatória de prótons + elétrons em 5 gramas de 6C12?
b) Qual o valor aproximado da somatória de prótons + elétrons em 3 gramas de 7N14?
c) Qual o valor aproximado da somatória de prótons + elétrons em 1 grama de chiclete mascado?

Dica: Notem que se pede o valor final da soma de prótons e neutrons e não quantos prótons e quantos neutrons, caso contrário não se consegue responder o item c.
Dica 2: Não precisa MESMO de calculadora prá fazer as contas! 

Resposta do desafio neste link.

Desenho de Amadeo Avogadro, o cara que elaborou a hipótese de que duas quantidades de gases diferentes com mesmo volume, sob mesma condição de pressão e temperatura, tem o mesmo número de moléculas, abrindo condições de contar moléculas a partir da massa.

Uma piadinha (peguei aqui) sobre o tema prá descontrair!!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário